Facebook Like Box Widget

1 de maio de 2014

Lusogalaico 2014

Decorreu no fim de semana passado o Luso-Galaico. Uma prova de etapas, com duração de 3 dias, onde percorremos cerca de 250km com 7000m D+ e guiado por gps. A prova tinha de ser feita em duplas, então eu e o João decidimos voltar a competir juntos, a ultima vez que isso aconteceu foi no Transpyr 2013 ( podem ver o resumo aqui ). 
Aproveitamos a nossa participação na prova, para promover a prova que a Nexplore está a organizar, o Mountain Quest ( podem ver toda a informação da prova aqui ). 



Dia 1 - Esposende - Amares

Esta etapa ligava Esposende a Amares, eram cerca de 87km com 2500m D+. Estava curioso de como me iria comportar na prova, visto que fiz uns treinos de carga durante a semana, e também de fazer dupla com o João Marinho, pois sempre que ando com ele, é sempre a sofrer atrás dele! :D
A etapa começou e nós fomos logo para a frente do grupo meter ritmo, o inicio era muito rolante e andávamos pelas aldeias às voltinhas. Entretanto entramos nos trilhos e mantivemos um ritmo forte e fomos ganhando vantagem para as outras duplas. Depois foi gerir bem a prova, ir sempre atento para não nós enganar-nos no percurso, hidratar e comer. Chegamos a Amares, em 1ºlugar com o tempo de prova de 4h36min.


Dia 2 - Amares - Amares

Esta etapa seria circular, isto é, a partida e a chegada era em Amares. Esta etapa foi a melhor dos três dias, pois pedalamos pelo Parque Nacional da Peneda do Gerês, logo os trilhos mudaram completamente em relação ao primeiro dia. 
O inicio da etapa começava logo com uma subida de 7km, onde 2km eram em asfalto e o resto em trilhos. Mal entramos nos trilhos, aumentamos o ritmo e fomos ganhando logo uma boa vantagem para as outras duplas. A partir daí, fomos andando sempre num ritmo constante, sempre com atenção ao track para não haver enganos. Eu ainda tive um furo, mas rapidamente foi resolvido graças ao trabalho de equipa. 
Os trilhos no Gerês fazem-me lembrar a Serra da Aboboreira, com muitos single-tracks, muitos rochedos, alguns estradões e muito diversão acima de tudo.
Chegamos a Amares com 67km e 2100m D+ em 3h59min, aumentando a vantagem para os segundos classificados. 


Dia 3 - Amares - Esposende

Terceira etapa, logo último dia. Isto de fazer provas por etapas é espectacular, mas quando chega ao ultimo dia deixa saudades, o tempo passa muito rápido e chegamos ao último dia com pena de não haver mais dias.
A última etapa marcava o regresso para Esposende. Apesar de ser a última, não ia ser mais fácil. Tínhamos na mesma 87km com 2100m D+. Optamos por fazer a etapa juntos com a outras duplas, pois como já tínhamos 35min de vantagem para a segunda dupla podíamos gerir a etapa e também estava curioso para ver o que se ia passar com a dupla que estava em segundo e terceiro lugar, pois estavam com o mesmo tempo.
A meio do percurso ainda tivemos um mini concerto, realizado pelo nosso amigo Domingos Ladislau, foi um momento top! :)
Fizemos a etapa todos juntos, apesar de o João furar ao km 35, resolvemos o problema e arrancamos a fundo e mais uns km a frente voltamos a apanhar o grupo da frente. A partir daí fomos todos juntos até a meta, onde a dupla BastoBike ganhou ao sprint.





Queria agradecer a organização por nos ter permitido fazer mais esta aventura, e pela promoção do Mountain Quest. Também queria agradecer as duas "meninas" e ao "menino" que estavam a fazer massagens, tratamento top! Também ao staff envolvido na prova, que nunca faltou com nada, também aos cozinheiros pelos pequenos almoços, jantares e sobretudo as sobremesas!
Agradeço também ao meu treinador, Tiago Aragão pelo trabalho que estamos a desenvolver.
Agradeço também ao meu nutricionista, Tiago Almeida pelo trabalho que estamos a desenvolver.
Agradeço também ao meu mecânico Botas BikeShop!
Agradeço também ao meu massagista, Marcelo, pelas massagens top!
Agradeço também o apoio de todos os amigos e atletas que estavam presentes na prova.
Por ultimo agradeço ao meu parceiro, por poder partilhar esta experiência contigo!

2 comentários: