Facebook Like Box Widget

18 de agosto de 2013

Fim de Semana Sobre Rodas

Serras Míticas - Covilhã/Celorico da Beira (Sábado)


Depois de ter tido a experiência de participar em provas de estrada, e ter gostado, decidi voltar a fazer uma. A prova seria por terras da Serra da Estrela, acho que já me sinto em casa, pois este ano fiz mais provas por estes lados (Who`s Back / Manteigas). 
Juntei-me a um grupinho Top, com o Paulo Maratonas e o Filipe Pereira. Então a ideia era ir fazer a prova, mas antes disso tínhamos que fazer um aquecimento! Então decidimos ir de carro até à Guarda, deixar por lá o carro e sair de bike até à Covilhã (inicio da prova).


A prova tinha inicio pelas 13:00h. O percurso estava programado com 90km, sendo que 45km eram controlados com o carro de apoio e os últimos 45km eram abertos, chamado roda livre, onde ai metíamos o nosso ritmo.
Dado o inicio da prova, o ritmo era mesmo de passeio, dava para conversar com os atletas, contar umas piadas e até mesmo falar com o Cândido Barbosa que ia no carro de apoio. 
Após o km 45, começa a roda livre, ai começaram os ataques, o ritmo de cardíaco subiu logo, a velocidade também e eu comecei a sentir dificuldades para acompanhar o grupo da frente. Então decidi tentar seguir num grupo que se adequasse ao meu andamento. 
A prova acabava com a subida de Linhares, uma subida dura mas que ao mesmo tempo dava prazer fazê-la, a sua vista era simplesmente espectacular.
Terminei a prova no top20. 




Acabada a prova, tínhamos de regressar à Guarda, pois era lá que tínhamos o carro. As pernas já estavam um pouco moídas, mas depressa foram se recompondo com a longa subida para a Guarda, top! 
Com esta brincadeira acabamos por passar um dia espectacular a andar de bike e mais uma vez a conviver com os amigos! 
Fazendo as contas a números deu: 180km com 3060m D+ 


2ª Maratona BTT de Guimarães (Domingo)

No domingo estava programado ir fazer a Maratona a Guimarães, juntamente com o Paulo Maratonas. Apesar de no dia anterior termos feitos aqueles km todos, a ideia era fazer mais um bom treino e acima de tudo divertir!
A Maratona previa-se ser algo dura, principalmente na parte final pois dávamos duas voltas a um circuito, e esse circuito tinha uma subida muito exigente, tanto a nível físico como a nível técnico. 
O inicio da prova era pelo centro da cidade, assim ficando a conhecer um pouco da cidade de Guimarães. Logo após a saída da cidade entravamos numa subida em asfalto onde se criou logo grupos e de seguida entramos num caminho de terra, que confusão, só bikes!



Com o desenrolar da prova, comecei a notar o cansaço do dia anterior, tendo que baixar o ritmo imposto no inicio. Optei por seguir num grupo que consegui-se "respirar melhor". 
Seguiram-se muitos km de sobe e desce, single tracks, planos, pedras, gravilha, e boa companhia.
Passagem pela meta e começava a 1ª volta ao circuito, começava com uma longa subida, em single track, bem durinha, as pernas já iam a queixar-se! Feita a subida, vem a descida. Mas começo a descer, o meu pneu começa a perder ar. Reparo que tinha partido um raio e como tinha tubless começou a perder ar por a cabeça do raio. Como não tinha camara de ar, ia desistir, mas apareceu um amigo que me cedeu a camara dele e assim deu para chegar à meta, mas não sendo classificado pois não dei a 2º volta ao circuito. 





Sem comentários:

Enviar um comentário