Facebook Like Box Widget

1 de abril de 2013

Santiago de Compostela Expresso - Ida & Volta

Esta ideia surgiu durante um treino, feito juntamente com o João Marinho. Estávamos a treinar e começamos a falar no assunto e decidimos na semana a seguir fazer os Caminhos de Santiago, mas um pouco "hardcore". A ideia era ir e vir em 3 dias, sendo 2 dias para chegar a Santiago e 1 dia de volta. 
Eu como nunca tinha ido a Santiago de Compostela alinhei logo, e assim ficou marcado.
Semana seguinte, um dia antes do inicio da aventura, hora de preparar as mochilas e embarcar para o Porto pois era de lá que íamos começar o Caminho para Santiago.

Quinta Feira, dia 28 de Março

O dia começou cedo, acordamos por volta das 6h30. Tomamos o pequeno almoço reforçado, malas as costas e seguimos direcção à Sé do Porto. O objectivo para este dia, era fazer até Valença e ficar a dormir no Albergue, isto resumindo eram 120km!!
A previsão do tempo era de chuva, mas o S. Pedro decidiu dar uma ajudinha e começamos o Caminho para Santiago com um tempo seco e quente!!
Fomos fazendo os km com algumas paragens para tirar fotos, até que paramos para "almoçar" em Ponte de Lima. Isto de almoçar, não é carninha, arroz ou massa, mas sim sandes de queijo, fiambre, marmelada, depois mais chocolate, e outro chocolate e outro... o João que o diga!! (Levamos 9) ehehe
Barriga cheia, toca seguir viagem. A partir de Ponte de Lima veio a chuva, e que molha, ficamos todos molhados mas íamos a curtir na mesma, pois estávamos a atravessar a serra e a curtir os trilhos da mesma. Chegamos ao Albergue já ao fim da tarde, e depressa fomos para o chuveiro!!
Conhecemos um grupo de peregrinos e um Ciclista (Bruno Cunha) que também estavam a fazer o caminho.




Sexta Feira, dia 29 de Março

Estava programado sair cedo, mas alguma coisa se passou e saímos bem mais tarde do que previsto. Estávamos a planear sair do albergue às 8h no máximo mas alguém adormeceu (eu) e outro estava entretido com o telemóvel (João) que nem deu pelas horas passar! Quando demos conta das horas já passava das 8h30, então toca a equipar, arrumar as trochas, tomar o pequeno almoço e seguir caminho. 
O dia prometia ser chuvoso, mas saímos do albergue sem uma pinga e com as roupas secas, pois o facto de temos nos atrasado deu para secar a roupa e as sapatilhas, menos mal pensamos nós!!
Começamos a pedalar e 2km a frente já estávamos a entrar em Espanha. Ai começou a cair as primeiras pingas e toca a vestir os impermeáveis que pouco adiantaram (mais a frente vão ver porque).
Com o passar dos km, começou a chover cada vez mais e chegamos a uma parte do caminho que estava com uma cheia, mas mesmo assim houve um maluco que decidiu montar as barbatanas e navegar por águas espanholas!! 





Fomos passando por cidades com monumentos espectaculares e aproveitando para tirar umas fotos de recordação.
A poucos km de chegar a Santiago, começar a aparecer uns trilhos espectaculares, bonitas paisagens, vegetação colorida e o Sol a espreitar! 




A chegada a Santiago de Compostela foi um pouco emotiva para nós os dois. Para mim foi devido a nunca ter ido de bike, e ter concretizado esta chegada sem problemas e com um amigo como o João foi fenomenal. O João também estava emocionado, notei isso na cara dele, pois apesar de já ter ido várias vezes a Santiago, acho que desta vez foi num "retiro espiritual". Mal chegamos alguns habitantes ou mesmo peregrinos aplaudiam-nos, até me arrepiei! 
Já em frente à Catedral, foi hora de equipar-nos a rigor e tirar umas belas fotos. :)




Fotos tiradas e levantado o diploma foi horas de regressar para o albergue mais próximo que ficava em Padron, a 20km. Chegamos ao albergue já eram 20h30, já a pensar num banho quentinho e comidinha, mas as coisas não correram bem, pois estava totalmente cheio e tivemos de abortar a ideia de ficar nesse. Então o próximo seria em Caldas Del Rey, a 20km. Virei-me para o João e disse-lhe, cheio e com este cheiro bora lá fazer mais 20km. E o João, antes de ir vamos comer e que "jabardos" (ver fotos). 
Chegamos ao albergue já eram 22h00, e ao olhar para a porta reparamos que num papel a dizer "Full", a minha reacção foi logo, mais quantos km para o próximo?! ihihi
Mas de repente veio o proprietário do albergue e acolheu-nos, não ficamos em camas mas sim nos colchoes, mas ao menos este cheirava bem!




Sábado, dia 30 de Março 

Mais uma vez a ideia era acordar cedo para mais cedo chegarmos ao Porto. Mas... mais uma vez o sono deixou-nos a dormir até às 8h. O albergue estava completamente cheio, quando acordei só estava eu e o João, parecia que estava a acordar em minha casa, na minha "cama", sem barulho nenhum... bem, só o João a dizer, estamos outra vez atrasados!
Tudo pronto, arrancamos em direcção a Portugal. O tempo tinha melhorado muito, veio o sol e ficou um dia de Verão, até deu para bronzear!!
Entrada em Portugal, foi horinha de almoçarmos. Fizemos umas comprinhas e toca a encher o papo para seguirmos caminho!




A primeira paragem foi feita em Vila Nova de Cerveira para mais umas fotos.
Outra paragem obrigatória foi em Moledo, onde estava uns amigos, o Maurício e a Ana Cavadas onde aproveitamos para por a conversa em dia, descansar um pouco as pernas e aproveitar o sol quente à beira Mar, que qualidade de vida!! eheh
Voltamos outra vez a estrada e a última paragem foi mesmo no Porto, já a pensar na massa do Frinxas, sim na massinha... Tínhamos sido convidados para jantar em casa dele e já vinha desde Moledo a pensar na massa! Obrigado Frinxas : D









Fazer esta aventura com o João foi espectacular. Deu para pensar nas vidas, meter conversas em dia, reviver historias do João, aventuras que ele já passou. Obrigado por tudo e venha a próxima!


2 comentários: